Garopaba, SC - parte um
jeudi 18 février 2010 |

Garopaba é habitada desde os idos de 1600, se tornou município em 1961 e na década seguinte começou a ter status de ponto turístico. A cidade, que fica no litoral sul de Santa Catarina, possui menos de vinte mil habitantes e basicamente se sustenta em torno do turismo - no verão, o número de pessoas que passa pela cidade chega a mais de cem mil.



E esse número não é à toa. Passeando pela rua principal nos deparamos com pessoas de vários lugares do Brasil - e até do mundo. Não é incomum ver pessoas falando inglês ou se deparar com placas de carro da Argentina e do Uruguai, isso sem falar nas diversas placas de quase todos os estados do nosso país. Se metade dos turistas é gaúcho, a outra metade é uma miscelânia de povos e culturas sem espaço para maioria. E o que faz de Garopaba um lugar tão atrativo para tanta gente não é algo difícil de entender.

As oito praias da cidade são paradisíacas e concedem ao visitante uma imagem de beleza indescritível. E as opções são para todos os gostos - desde Garopaba, Gamboa e Siriú Norte, sempre cheias de pessoas e famílias, até Praia da Barra e Siriú Sul, quase desertos e paraísos particulares. É de se citar a praia vizinha da Barra, a badalada Ferrugem, sempre cheia de surfistas, assim como o Silveira, que também proporciona boas ondas. E, é claro, a Praia do Rosa (que, embora oficialmente parte do município de Imbituba, é consagrada como parte idílica de Garopaba), com muito surf, muita gente e muita festa.



Além do surf, a cidade nos prestigia com a presença de baleias francas em algumas épocas do ano, assim como de golfinhos. E fora todas as atrações marítimas (ainda pode-se citar passeio de barco e de caiaque, aulas de mergulho e pescaria), ainda há os passeios pela cidade velha, com a subida ao Morro da Vigia, as saídas noturnas com passadas por restaurantes deliciosos (de culinária japonesa à árabe, isso sem falar nos frutos do mar) e caminhadas pela estrada principal, indo até sorveterias maravilhosas, descobrindo cafés ótimos e lojinhas com roupas lindas pela metade do preço (o que, aliás, é tema para a continuação desse post). E, de noite, além dos bares, ainda temos a opção do Bali Hai, consagrada casa noturna com sede em vários lugares. Agora com três pistas de dança - além da principal, uma miscelânia de estilos, a casa conta com uma pista de psy e outra de hip hop, prometendo agradar a quase todos os gostos - o lugar promete virar a noite com muita música e drinks variados. A diversão é garantida.

Gustavo Barreto


Mas a melhor parte de Garopaba, para fashionistas como nós, são as lojas que trazem marcas ótimas a preços ainda melhores - e isso é tema para outro post, que virá ainda nesse fim-de-semana! E agora voltamos, pós-férias, descanso e curtição, ainda meio de ressaca mas com muitas ideias.

Clarissa

créditos das fotos: primeira foto - segunda foto - terceira foto.

Libellés : ,

escrito às 12:42 | back to top