Perfil da Semana - Sofia Coppola
lundi 18 mai 2009 |

Photobucket

FAMÍLIA

Sofia Coppola nasceu no dia 14 de Maio de 1971, em Nova Iorque. É filha de um dos maiores cineastas de todos os tempos, Francis Ford Coppola, e a mais nova entre seus irmãos (Roman e Gian-Carlo). Também é prima de Nicolas Cage, Robert Carmine (vocalista de uma das minhas bandas preferidas, Rooney) e Jason Schwartzman (o Louis XVI do filme Maria Antonieta, de Sofia).

INÍCIO

Sofia começou no cinema muito cedo, fazendo pontas nos filmes de seu pai, como em O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão III. Suas performances foram bastante criticadas, principalmente por a acusarem de nepotismo. Chegou a concorrer ao Framboesa de Ouro de pior atriz.

Photobucket

Sofia com o pai em uma propaganda da Louis Vuitton.

MUDANÇA

Sofia desistiu de atuar e passou para o outro lado das câmeras. Como diretora, seu primeiro filme foi Lick the Star (1998), um curta em preto e branco de 14 minutos sobre quatro meninas que tentam matar um grupo de garotos de seu colégio lentamente com arsênio. O filme tem no elenco Robert Carmine.

Photobucket

Lick the Star, As Virgens Suicidas, Encontros e Desencontros.


Seu segundo filme foi Virgens Suicidas, um longa-metragem com Kirsten Dunst e Josh Hartnett. Quem já leu o romance de Jeffrey Eugenides que deu origem à adaptação cinematográfica, sabe o quão rico de detalhes Virgens Suicidas é. Trata-se de um livro delicado, encantador, onde a magia está exatamente nas palavras. Por esses motivos, é uma obra difícil de ser passada para a tela, e o mais surpreendente é que Sofia não só conseguiu se manter extremamente fiel à história, como também aos detalhes e à atmosfera. Ao assistir Virgens Suicidas, você simplesmente vê as palavras do livro sendo transpostas em imagens. É delicado, intimista e mostra perfeitamente o mundo feminino e claustrofóbico das irmãs Lisbon.

Virgens Suicidas tornou Sofia conhecida, mas não tanto quanto Encontros e Desencontros, o terceiro filme da diretora que a fez vencedora do Oscar de melhor roteirista. Com Bill Murray e Scarlett Johansson (musa da Clah), Encontros e Desencontros teve quatro indicações ao Oscar (inclusive de Melhor Diretor, tornando Sofia a única mulher a concorrer ao prêmio).

Photobucket

Maria Antonieta.

A RAINHA

O (até agora) último filme de Sofia, Maria Antonieta, deixou a crítica bastante dividida. Foi vaiado no festival de Cannes, mas ganhou um Oscar, seis outros prêmios e teve mais nove indicações. Tem no papel principal Kirsten Dunst, e apresenta a mesma atmosfera de Virgens Suicidas, marca registrada da diretora.

FUTURO

O próximo filme de Sofia está previsto para 2010 e se chama Somewhere. Trata de um ator famoso de Hollywood que revê sua vida após o aparecimento de sua filha de 11 anos, vivida pela irmã de Dakota Fanning, Elle Fanning. Uma das locações será o famoso hotel Chatêau Marmont.

Photobucket

VINHO

A vinícola do pai de Sofia, a Francis Ford Coppola Winery, lançou o vinho Sofia, uma homenagem à cineasta. Também há o Sofia Mini, que vem em latinha. Nunca provei e não está à venda no Brasil, mas a embalagem é linda!

EXTRAS

Sofia dirigiu o clipe I Just Don’t Know What To Do With Myself do White Stripes. Também dirigiu a LINDÍSSIMA propaganda do perfume Miss Chérie da Dior, com a modelo Maryna Linchuk.

I Just Don't Know What To Do With Myself, dirigido por Sofia Coppola e estrelado por Kate Moss.

Miss Chérie, dirigido por Sofia Coppola, estrelado por Maryna Linchuk e com música de Brigitte Bardot.

HOJE

Atualmente Sofia mora em Paris com o filho (Romy, em homenagem a seu irmão Roman) e Thomas Mars, vocalista da banda francesa Phoenix. Ela diz que a cidade é a sua preferida em todo o mundo – e a do No Backstage também!

Marina.

Libellés : ,

escrito às 20:15 | back to top