Perfil da Semana - Paulina Porizkova
lundi 29 juin 2009 |

Não é à toa que Tyra diz legendary supermodel ao se referir a Paulina Porizkova. E Janice que me desculpe, mas eu concordo com o John: "Paulina, para mim, além de ser, possivelmente, a mais perfeita de todas, foi também a primeira supermodel".



ANTES DA MODA

Paulina nasceu em 9 de Abril de 1965. Seus pais haviam fugido para Suécia durante a Primavera de Praga, e Paulina ficou com a avó na Tchecoslováquia para ser resgatada depois; entretanto, o governo comunista se opôs, gerando uma batalha na opinião pública sueca. Segundo John Casablancas, "uma mulher bonita com uma boa história é uma combinação irresistível".



CARREIRA DE MODELO

Descoberta por John Casablancas através de um contato com uma escola de modelos em Lund (cidade universitária ao sul da suécia), Paulina foi para Paris no início dos anos 80. Com as medidas perfeitas (1,80m de altura, 87cm de busto, 64cm de cintura e 89cm de quadril), Paulina foi a modelo mais jovem, até hoje, a ilustrar a capa da revista Sports Illustrated. Sua primeira aparição na revista aconteceu em 83, fazendo com que ela ficasse conhecida nos Estados Unidos; nos dois anos seguintes, apareceu na capa.



Em Novembro de 1985, ela foi a capa da edição de aniversário de 20 anos da revista Cosmopolitan (Nova, no Brasil) e, em 87, Paulina foi capa da revista Playboy - como um preview dos seus calendários em trajes de banho, de 88 e 89, que venderam centenas de milhares de cópias. Em 88, Paulina fechou um contrato de seis milhões de dólares com a Estée Lauder, substituindo a modelo Willow Bay - o que transformou a imagem de Paulina. A modelo continuou o rosto da empresa de cosméticos até 1995. Nos anos 90, Paulina foi escolhida duas vezes pela revista People como uma das cinqüenta mulheres mais lindas do mundo, e aclamada pela Harper's Bazaar como uma das dez. Em 2005, a modelo teve sua primeira aparição no catálogo da Victoria's Secret.

Paulina apareceu várias vezes nas capas da Vogue, Elle, Harper's Bazaar, Cosmopolitan, Glamour e Self. Também ilustrou livros dos fotógrafos Marco Glaviano, Herb Ritts e Patrick Demarchelier.



CINEMA: ATUAÇÃO, DIREÇÃO, TELEVISÃO

Em 83, Paulina, com apenas dezessete anos, apareceu em um documentário sobre a carreira de modelo chamado Portfolio; como apresentou-se muito mais madura e inteligente do que as outras modelos, tornou-se a imagem principal do filme. Em 87, apareceu no filme Anna, recebendo boas críticas e, em 89, teve um papel relevante no filme Her Alibi. Também apareceu nos filmes Arizona Dream e Thursday.



Depois de ter seu primeiro filho, em 1993, Paulina diminuiu seus trabalhos no mundo da Moda. Embora tenha conseguido em seguida um contrato como modelo principal da Escada, direcionou sua carreira para filmes independentes, mas, em 95, declinou o convite para ser a Bond Girl de Golden Eye. Paulina escreveu e dirigiu o filme Roommates, de 2001, e, no mesmo ano, apresentou um programa sobre estilo no canal E!. Posteriormente, apareceu na comédia romântica Knots, em 2004, na série Dancing with the stars, em 2007, e foi jurada do America's Next Top Model nas temporadas 10, 11 e 12, substituindo Twiggy. Em Maio deste ano, no The Late Show with Craig Ferguson, sua demissão foi anunciada.



ALÉM DISSO

Paulina escreveu dois livros: o primeiro, A Model Summer, conta a história de uma garota sueca de 15 anos que é convidada por uma agência de modelos para passar o verão trabalhando em Paris - soa familiar? O segundo, escrito junto com Joanne Russel e publicado em 1992, é o livro infantil chamado The Adventures of Ralphie the Roach.

No dia 23 de Agosto de 1989, Paulina casou com o integrante (líder e cantor) da banda The Cars, Ric Ocasek. Eles se conheceram em 84, durante as filmagens do clipe da música Drive. Com o casamento, a modelo ganhou cidadania americana e mudou seu nome para Paulina Porizkova-Ocasek.

Na cultura pop, Paulina foi tema das músicas Friends of P (The Rentals) e Paulina (No Doubt).



Não é à toa que ela é absolutamente maravilhosa. A mulher mais linda do mundo, na minha opinião. E para ver mais algumas fotos dela, é só clicar aqui.

Clarissa



Libellés : , , , , ,

escrito às 20:08 | back to top