Alice em Paris - 01
mercredi 29 avril 2009 |

Photobucket

Paris, a cidade do amor? Talvez, acho que isso não dá para negar. Vi muitos casais apaixonados passeando ao longo do Sena e fazendo piqueniques nos jardins da Torre Eiffel, mas essa Paris não foi a minha Paris.

Paris da moda, Paris das melhores festas, vinhos e champagnes nacionais, Paris das lojas e mais lojas, Paris das pessoas andando de nariz empinado pela rua, sempre com pressa, mas nunca sem estilo – essa foi a minha Paris.

Photobucket

Uma das sensações mais desagradáveis que tive foi passear pelas ruas de Paris com as minhas roupas brasileiras (que lá haviam sido moda há anos atrás), competindo com milhares de francesas magras e escravas da moda. As francesas conseguem se vestir de um jeito despojado, que fica ao mesmo tempo arrumado, sexy aos olhares masculinos (sem nenhuma vulgaridade) e simples.

O vestuário que mais vi nas ruas, quase como se fosse uniforme, era o vestido mais largo e um pouco acima do joelho (na maioria das vezes em tons neutros, como cinza, marrom e preto) com um cachecol grande no pescoço (quase sempre colorido), uma meia-calça estilosa, um sapato estilo sapatilha (ou uma bota de cano alto) e um sobretudo até o joelho. Isso tudo acompanhado de um óculos de sol Dior e uma bolsa nada discreta Chanel fica perfeito, acredite.

As francesas não têm muito o hábito de usarem calças jeans como nós. Para elas essa peça de roupa é realmente despojada e pouco feminina, assim, sempre optam pelos vestidos (les robes) e pelas saias (les jupes).

Photobucket

E os velhos costumes conhecidos internacionalmente da boina e do baguette...? É, não são mitos. Os franceses costumam ir comprar pão a pé: eles colocam uma baguette enorme embaixo do braço e saem rumo as suas casas. Até acho isso inteligente, pois nada como queimar algumas calorias com uma caminhadinha para depois poder seguir a tradição e, assim, conciliar um bom baguette com um corpo em forma. Aliás, caminhar o dia inteiro pela cidade é o segredo da magreza deste povo.

Photobucket

Falando da melhor parte, as festas de Paris são muito exigentes, gerando várias críticas dos turistas. As melhores boates são extremamente seletivas: escolhem na porta quem pode ou não entrar para o mundo noturno de Paris. Para você fazer parte deste grupo não precisa de muita coisa − basta ser bonito e estar super bem arrumado, é claro. Dentro das boates nós acabamos descobrindo que os franceses não são tão certinhos como parecem ser. Bebidas e drogas rolam soltas, e as pessoas parecem que saem para ostentar riqueza e popularidade.

Quanto aos pubs, os franceses adoram barzinhos com mesas nas ruas para ficarem bebendo vinho e conversando. É incrível como mesmo fazendo zero graus eles ainda optam por uma mesinha na rua ao invés de sentar dentro dos estabelecimentos. Mas o que tem nos bares de lá e que não tem nos nossos, nos impossibilitando de fazer a mesma coisa, são estufas enormes nas paredes, que ficam sobre as mesas, fazendo esse charmoso povo não passar tanto frio.

Photobucket

Realmente há muito o que falar sobre a cidade da arte, cultura e moda, mas não se preocupem, eu volto na próxima quarta. ;)

À bientôt, mes chéris!
Alice.
Fotos: acervo da Alice, The Sartorialist e Style.com

Libellés : ,

escrito às 07:14 | back to top